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Dissertações e Teses


Como parte da missão da ISAAC-Brasil é divulgar a comunicação alternativa, listamos abaixo algumas dissertações e teses realizadas no Brasil.

Base de Dados: Scielo Brasil e LILACS
Descritor: "Comunicação Alternativa"
Ano: 1991 a 2018 (colaboração dos membros da ISAAC-Brasil, organização Ana Luíza Wuo Maia)

 2018
 
Rigoletti VC. Formação do professor da Educação Infantil no contexto da Comunicação Alternativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2018.
(Sem acesso ao link.)
 
Zaqueu VF. A vulnerabilidade comunicativa de pacientes no contexto hospitalar e a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2018.  
[ http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/331541/1/Zaqueu_VivianeFazzio_M.pdf ]
 
Wolff LMG. Instrumento de avaliação de linguagem  utilizando a comunicação suplementar e alternativa: elaboração e aplicação em crianças com  transtornos do espectro do autismo. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2018
[https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20902/2/Luciana%20Maria%20Galv%C3%A3o%20Wolff.pdf]
 
 
2017
 
Bertollotto NA. A comunicação suplementar e/ou alternativa com alunos público alvo da educação especial da rede estadual de ensino na percepção de pais e profissionais de educação na região de campinas. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2017.
(Sem acesso ao link.)
 
Maia ALW. Vozes do processo de implementação da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa em pessoas com comprometimento de linguagem: facilidades e desafios. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) – Faculdade de Ciência Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.
[http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/322363/1/Maia_AnaLuizaWuo_M.pdf ]
 
 
2016
 
Bonotto RCS. Uso da comunicação alternativa no autismo: um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia. 2016. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. 
Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/152752
 
Dudas TL. Problemas na linguagem e descompasso na inclusão escolar. 2016. Tese (doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem)  Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem,- Pontifícia Universidade de São Paulo.
[https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19472]
 
 
Ferreira-Donati GC. Programa Informatizado de Educação Familiar em Linguagem e Comunicação Suplementar e Alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2016. [http://hdl.handle.net/11449/136353]
 
Kinoshita LR. Pais como parceiros de comunicação de crianças com transtorno do espectro do autismo : suas percepções frente a linguagem, interação e ao uso da comunicação suplementar e/ou alternativa. 2016.  Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) – Faculdade de Ciência Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.
[http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/321971/1/Kinoshita_RenatoLyuiti_M.pdf]
 
Massaro M. Atividades pedagógicas e a capacitação do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2016.
(Sem acesso ao link.)
 
Romano N. A comunicação suplementar e/ou alternativa na percepção de fonoaudiólogos e familiares: facilitadores e barreiras. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) – Faculdade de Ciência Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.
[http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/321850/1/Romano_Natali_M.pdf]
 
 
2015
 
Rodrigues V. Efeitos do PECS associado ao video modeling em crianças com síndrome de Down. 2015. 205f Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3183
 
Sousa AF. O processo de comunicação de alunos com paralisia cerebral a partir da comunicação aumentativa e alternativa no atendimento educacional especializado. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.
[http://repositorio.ufpi.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/186/DISSERTA%C3%87%C3%83O.pdf?sequence=1]
 
 
2014
 
Correia VGP. Alunos com paralisia cerebral na escola: Linguagem, comunicação alternativa e processos comunicativos. Tese (Doutorado em Educação). 2014. 287f. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. [http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1083/1/Tese.Vasti%20Goncalves.texto.pdf ]
 
Reis CV. Tecnologia assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no sudeste goiano. 2014. Dissertação (Mestrado em educação)-Universidade Federal de Goiás. Catalão, Goiás, 2014. [https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3550/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Claudinei%20Vieira%20dos%20Reis%20-%202014.pdf ]
 
Siltoe SA. Sistema SCALA e deficiência motora: contribuições na inclusão de uma aluna com paralisia cerebral na rede regular de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. [https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94696/000914982.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
 
Togashi CM. A comunicação alternativa e ampliada e suas contribuições para o processo de inclusão de um aluno com transtorno do espectro do autismo com distúrbios na comunicação. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, 2014.
(Sem acesso ao link)
 
 
2013
 
Lima JL. A Comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto educacional. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.
(Sem acesso ao link)
 
Marcolin AAA. As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with Speaking Dynamically Pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria. 2013.178f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. Universidade de Caxias do Sul/RS, Caxias do Sul, 2013.
[https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/429/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
 
Moreschi CL. Perfil comunicativo de usuária de comunicação alternativa na interação com diferentes parceiros. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2013. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2013.
[https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7258/TeseCLM.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
 
 
2012
 
Carvalho CM. Subsídios para a construção de pranchas de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: visão de cuidadores e profissionais de saúde em formação. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2012.
[http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/311687/1/Carvalho_CintiaMonteiro_M.pdf]
 
Goldoni NI. Orientação para familiares de alunos com deficiência usuários de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2012.
(Sem acesso ao link.)
 
Massaro M. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. 140f Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, 2012. [https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91189]
 
Medina FDD. Estudo das habilidades fonológicas de alunos usuários de Comunicação Suplementar e Alternativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2012. [http://hdl.handle.net/11449/91194]
 
Netto MMFC. A Comunicação Alternativa e a aprendizagem de crianças com autismo, asperger e angelman: formação continuada de profissionais de Educação e Saúde. 2012 286 f. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2012.
(Sem acesso ao link.)
 
Schirmer CR. Comunicação alternativa e formação inicial de professores para a escola inclusiva. 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.
(Sem acesso ao link.)

 
2011
 
Di Giulio RM. O impacto da afasia na perspectiva de cuidadores e/ou familiares de afásicos fluentes e não fluentes usuários de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2011.
[http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/311691/1/DiGiulio_RafaelaMarques_M.pdf ]
 
Martins DS. Design de Recursos e Estratégias em Tecnologia Assistiva para acessibilidade ao computador e à comunicação alternativa. 2011.  180f. Dissertação (Mestrado em Educação). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
(Sem acesso ao link).
 
Rodrigues GFR. E se os outros puderem me entender?”: os sentidos da comunicação alternativa e suplementar (CAS) produzidos por educadores especiais. 2011.  Dissertação (Mestrado em Educação)–Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
[ https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29297/000776139.pdf?sequence=1&isAllowed=y ]
 
Sameshima SF. Capacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo, 2011. [http://hdl.handle.net/11449/102185]
 
SILVA, S. S. C.; OLIVEIRA, A. I. A.; DELIBERATO, D. Um olhar bioecológico sobre os efeitos da comunicação alternativa na interação professor-aluno com paralisia cerebral. 2011. Dissertação (Mestrado em teoria do comportamento). Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/5744/1/Dissertacao_OlharBioecologicoEfeitos.pdf]
 
 
2010
 
Bez MR. Comunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoras. 2010. Dissertação de mestrado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, 2010. [https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26303]
 
Ponsoni A. Comunicação suplementar e alternativa no discurso narrativo do aluno com paralisia cerebral. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2010. [https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91188]
 
Vasconcellos RS. Organismo e sujeito: uma diferença sensível nas Paralisias Cerebrais. 2010. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia). Faculdade de Ciências Humanas e saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2010.[https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14135/1/Roseli%20Vasconcellos.pdf]
 
  
2009
 
Danelon MCTM. As interações sociais de alunos com dificuldade de comunicação oral a partir da inserção de recursos da comunicação alternativa e ampliada associada aos procedimentos do ensino naturalístico. 2009, 243f. Tese ( Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. [http://www.lateca-uerj.net/publicacoes/docs/A%20inclus%C3%A3o%20para%20al%C3%A9m%20da%20inser%C3%A7%C3%A3o%20%20-%20Maria%20Cristina%20Danelon%20-%202003.pdf ]
 
Krüger SI. Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): Fatores Favoráveis ao Uso no Contexto Familiar. 2009. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) Faculdade de Fonoaudiologia, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.
(Sem acesso ao link).
 
Quitério PL. Avaliação das habilidades sociais de jovens com paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa. 2009. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
(Sem acesso ao link).
 
  
2008
 
Pelosi MB. Inclusão e Tecnologia Assistiva. 2008. Volumes I e II, 303f. 2008.
Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.  [http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2004_1-72-DO.pdf]
 
 
2007
 
Guarda NS. Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem tabuleiro de comunicação suplementar. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2007.
 
Passos PMP. A construção da subjetividade através da interação dialógica pela comunicação suplementar e alternativa. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2007.
 
Paula R. Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não-falantes em ambiente escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, 2007.
  
 
2006
 
Orrú SE. A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa. 2006. Tese (Doutorado. Em Educação) Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Educação, Piracicaba, 2006.
 
Torezan AM. A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em Comunicação Suplementar e Alternativa. 2006. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, 2006.
 
  
2005
 
Duarte EN. Linguagem e comunicação suplementar e alternativa na clínica fonoaudiológica. 2005. 85f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
 
Pires SCF. A relação Linguagem-cognição no trabalho com comunicação suplementar e/ou alternativa com a criança com paralisia cerebral. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
 
 
 
2004
 
Muniz FB. Narrativa de um aluno com paralisia cerebral por meio do uso de recursos e estratégias de comunicação suplementar. 2004. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília/SP, 2004.
 
 
2003
 
Oliveira MNS. Efeitos da Comunicação alternativa para alunos com deficiências múltiplas em ambiente escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação). 2003. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
 
 
2002
 
Alencar GAR. O direito de comunicar, por que não? Comunicação Alternativa e ampliada a pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto de sala de aula. 2002. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

Nunes LRd’OP. Linguagem e Comunicação Alternativas. 2002. 185f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. UERJ, Rio de Janeiro, 2002.

Piza MHM. O uso dos métodos alternativos PECS-Adaptado e PCS para aumentar habilidades comunicativas em paralíticos cerebrais, não verbais. 2002. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós- Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Carlos, 2002.
 
 
 
2001
 
Panhan HMS. Fonoaudiologia e Comunicação Suplementar e Alternativa método clínico em questão. 2001. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.
 
Wolff LMG. Comunicação suplementar e/ou alternative nos transtornos invasivos do desenvolvimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2001.
 
 
 
2000
 
Cunha MFG. Uso de Comunicação Alternativa e Ampliada e as possibilidades de interação com seus pares: brincar, comunicar, interagir. 2000. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000.
 
Pelosi MB. A comunicação alternativa e ampliada nas escolas do Rio de Janeiro: formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2000. Dissertação (Mestrado em educação), Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
[http://www.lateca-uerj.net/publicacoes/docs/A%20CAA%20nas%20escolas%20do%20RJ%20-%20Miryam%20Bonadiu%20Pelosi%20-%202000.pdf]
 
Souza VLV. Caracterização da Comunicação Alternativa: um estudo entre alunos com deficiência física em escolas de uma região do município do Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.
 
  
1999

 Vasconcellos RS. Paralisia Cerebral: a fala na escrita. 1999. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia). Faculdade de Ciências Humanas e Saúde- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 1999.
[https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14021]

 
1991

Chun RYS. Sistema Bliss de comunicação; um meio suplementar e/ou alternativo para o desenvolvimento da comunicação em indivíduos não falantes portadores de paralisia cerebral. 1991. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.

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