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Artigos



Como parte da missão da ISAAC-Brasil é divulgar a comunicação alternativa, listamos abaixo alguns artigos científicos já publicados.

ATENÇÃO: esse relação de artigos foi realizada de diversas formas, usando a "Base de Dados" (Scielo Brasil, LILACS, usando o descritor: "Comunicação Alternativa") e também com as contribuições encaminhadas pelos membros do Comitê Científico da ISAAC-Brasil, a organização é por ano de publicação e posteriormente em ordem alfabética.
Atualização: junho/2021 (agradecimentos Carolina Schirmer, Graziella B. Dallaqua Forte, Renata Bertolozzi e Eliana Moreira)

​2021
Castelões, D. ; NUNES, L. R. . Intervenções para casos de crianças e adolescentes com mutismo seletiv. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 33, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/48498 Acesso em: 11 jun. 2021.

2020
BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; MARTINS, D. S. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID-19.  Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1730–1749, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13945.
Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13945. Acesso em: 11 jun. 2021.

FONSECA, J. T. R.; SCHIRMER, C.R. Tecnologia Assistiva: aplicativos para dispositivos móveis, uma contribuição tecnológica para aprendizagem de crianças autistas. Educação e Cultura Contemporânea. , v.17, p.1 - 21, 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/7039. Acesso em: 11 jun. 2021.

Loide Leite Aragão Pinto, Miryam Bonadiu Pelosi. Livro em multiformatos: o espelho mágico. 2020.
Disponível em:  
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/54666 Acesso em: 11 jun. 2021.

Coelho, P.S.O; Valle  K.; Carmo G. P.; Santos T. R. M.;  Nascimento J.S.; Pelosi M.B. Sistematização dos procedimentos para a implementação da comunicação alternativa e ampliada em uma UTI geral.2020. Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2525 Acesso em: 11 jun. 2021.

PEREIRA, Erika T. ; MONTENEGRO, Ana Cristina de A. ; ROSAL, Angélica Galindo C. ; WALTER, C. C. de F . Comunicação alternativa e aumentativa no transtorno do espectro do autismo: impactos na comunicação. 
CODAS, v. 32, p. 1-8, 2020.
Disponível em: 
https://www.scielo.br/j/codas/a/QxhXpZ3jckz6K3dyCdbVhXq/?lang=pt  Acesso em: 11 jun. 2021.
​
QUITERIO, P. L. ; NUNES, L. R. ; Gerk, Eliane . Estudo preliminar: construção do inventário de habilidades sociais para alunos sem fala articulada. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 33, p. 1-26, 2020.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/42602  Acesso em: 11 jun. 2021.

SCHIRMER, C.R.; NUNES, L.R.O.P. Efeitos da formação inicial de professores em Tecnologia Assistiva através de metodologia problematizadora. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL., v.33, p.1 - 22, 2020.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36505/pdf Acesso em: 11 jun. 2021.

SCHIRMER, C.R. Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL. , v.22, p.68 - 85, 2020.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655470/22090 . Acesso em: 11 jun. 2021.

 ​

2019
PELOSI, Miryam Bonadiu, TEIXEIRA, Pablo Oliviera, NASCIMENTO, Janaína Santos. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down. 2019.
​Disponível em: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2443 Acesso em: 11 jun. 2021.

SILVA, Stefhanny. P. N. E. ; WALTER, C. C. de F ; NUNES, Leila Regina de Paula . Avaliação dos efeitos de um programa de leitura e comunicação para crianças com autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 120-142, 2019.
Disponível em:  https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40898  Acesso em: 11 jun. 2021.
 
SILVA, S. ; WALTER, C. C. F. ; NUNES, L. R. . Avaliação dos efeitos de um Programa de Leitura e Comunicação para crianças com autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 32, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40898/html Acesso em: 11 jun. 2021.


2018
Pelosi MB. Uso de recursos de comunicação alternativa para internação hospitalar: percepção de pacientes e de terapeutas ocupacionais/Use of alternative communication resources for hospital intervention: perception of patients and occupational therapists.  Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional.2018, V26, n1. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1943 


2017
Borges ALE, Pelosi MB, Nascimento JS, , Melo JV. Análise de Atividades Gráficas para Crianças com Síndrome de Down / Analysis of Graphic Activities for Children with Down Syndrome. Rev. bras. educ. espec. vol.23 no.4 Marília Oct./Dec. 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000400577

Berberian AP, Silva SMOC, Guarinello AC, Massi GA. Delimitação da área denominada comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA). Revista CEFAC, v. 19, p. 265-276, 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462017000200265&script=sci_abstract&tlng=pt

MASSARO, M.; DELIBERATO, D. . Pesquisas em Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 1, p. 1-23, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000401479&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 11 jun. 2021.

Nascimento JS, Mannini J, Pelosi MB, Paiva MM. Cuidados do terapeuta ocupacional na introduçãode recursos de Comunicação Alternativa no ambiente hospitalar. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 25, n. 1, p. 215-222, 2017. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1423/834

Rodrigues V, Almeida MA. Modelagem em Vídeo para o Ensino de Habilidades de Comunicação a Indivíduos com Autismo: Revisão de Estudos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.595-606. ISSN 1413-6538. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382317000400009.

Vasconcellos R. Efeitos da clínica de linguagem em casos de sujeitos com paralisia cerebral. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, p. 355-387, 2017. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11078

Vasconcellos R, Del Ré A. Paralisia Cerebral: Efeitos da escrita sobre a escrita. Alfa: revista de linguística (unesp. Online), v. 61, p. 319-349, 2017.
Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-57942017000200319&script=sci_abstract&tlng=pt
 

2016

MASSARO, M.; STADSKLEIV, K. ; VON TETZCHNER, S.; DELIBERATO, D.   Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos. Rev. bras. educ. espec. 22 (3). Jul-Sep 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003 . https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300337&lng=en&nrm=iso Acesso em: 11 jun. 2021.

Pelosi MB, Nascimento JS. Identificação de demandas para atendimento e implantação do serviço de Terapia Ocupacional em um hospital universitário. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 24, n. 4, p. 715-721, 2016. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1245/772

Rodrigues V, Borges L, Nascimento MC, Almeida MA. O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil. Rev. CEFAC [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.695-703. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201618313615

​Silva MSS, Toyoda CY, Pelosi MB, Silva NR. Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2016 maio/ago.;27(2):156-64. file:///C:/Users/Graziella/Downloads/106880-Texto%20do%20artigo-220546-1-10-20160816.pdf

Wolff-Barnabe, LM; Diogenes, B; Cunha, MC  and  Freire, RMC. Doença mitocondrial e comunicação suplementar e alternativa: estudo de caso clínico. Rev. CEFAC [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.1001-1007. ISSN 1982-0216. 
http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201618419415

 
2015
Cesa CC, Mota HB. Comunicação aumentativa e alternativa: panorama dos periódicos brasileiros. Rev. CEFAC, jan./fev. 2015, vol.17 no.1. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100264&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Franco EC, Carleto NG, Lamônica DAC, Caldana ML. Intervenção nas afasias com o uso da comunicação suplementar e/ou alternativa. Rev. CEFAC, maio/jun. 2015, vol.17, no.3. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300956&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Givigi RCN, Alcantara JN, Dourado SSF, Silva RSA. Avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de tecnologia assistiva em alunos com deficiências. Educação, V. 25, p. 150-167, 2015. https://www.researchgate.net/publication/304446649_A_avaliacao_da_aprendizagem_e_o_uso_dos_recursos_de_tecnologia_assistiva_em_alunos_com_deficiencias

Manzini MG, Martinez CMS, Almeida MA. Programa individualizado de comunicação alternativa para mães de crianças com paralisia cerebral não oralizadas. Rev. Distúrbios Comum, março, 2015, vol 27(1), p.26-38. http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18290/16324

Rodrigues V, Campos JAPP, ALMEIDA MA. Uso Do Pecs Associado Ao Video Modeling Na Criança Com Síndrome De Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.379-392. ISSN 1413-6538.http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000400005. 


2014
Andrade RV, Silva-Munhoz LF, Limong SCO. O uso da comunicação suplementar e/ou alternativa no trabalho com a morfossintaxe em adolescentes com Síndrome de Down. Rev. CEFAC, maio/jun. 2014, vol.16 no.3.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000300863&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Bahia MM, Chun RYS. Repercussão da comunicação suplementar e/ou alternativa na afasia não fluente. Rev. CEFAC, jan./fev. 2014, vol.16 no.1. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Bahia MM, Chun RYS. Qualidade de vida na afasia: diferenças entre afásicos fluentes e não fluentes usuários de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. Audiol., Commun. Res, out./dez. 2014, vol.19, no.4.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312014000400352&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Cesa CCI, Kessler TM. Comunicação alternativa: teoria e prática clínica. Distúrb Comum, setembro, 2014, vol 26(3), p.493-502. http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15147/15228

Coutinho KS, Bez MR, Passerino LL. Análise de contexto em interações com o SCALA TABLET mediando a comunicação de alunos incluídos com autismo. Informática na educação, V. 17, p. 221-231, 2014.
 https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/43423

Gomes R, Nunes DRP. Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com autismo na escola comum: uma proposta de intervenção. Revista educação e pesquisa, São Paulo, v.40, n.1, jan./mar., 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022014000100010&script=sci_abstract&tlng=pt

krüger S, Berberian AP. Augmentative and Alternative Communication System (AAC) for Social Inclusion of People With Complex Communication Needs in the Industry. Assistive Technology, v. 27, p. 101-111, 2014. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26132354

Pelosi MB, Nascimento JS,  Souza VLV. Pranchas De Comunicação Para Pacientes Hospitalizados. Cadernos De Terapia Ocupacional, Ufscar, São Carlos, V. 22, N. Suplemento Especial. 02, 2014. https://docplayer.com.br/31875176-Pranchas-de-comunicacao-para-pacientes-hospitalizados.html

Souza VLV, Pelosi MB. Pranchas Estáticas e Dinâmicas Construídas com Símbolos Arasaac em Softwares de Livre Acesso. Cadernos De Terapia Ocupacional, Ufscar, São Carlos, V. 22, N. Suplemento Especial. 02, 2014. https://docplayer.com.br/12661409-Pranchas-estaticas-e-dinamicas-construidas-com-simbolos-arasaac-em-softwares-de-livre-acesso.html

Romano N, Chun RYS. Condições linguístico-cognitivas de crianças usuárias de comunicação suplementar e/ou alternativa segundo componentes da CIF. Distúrb Comum, setembro, 2014, vol26(3), p. 503-518. http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16265/15212

 
2013
Avila BG, Passerino LM, Tarouco LMR. Usabilidade em tecnologia assistiva: estudo de caso num sistema de comunicação alternativa para crianças com autismo. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 12, p. 115-129, 2013. https://relatec.unex.es/article/view/1099

Bez MR, Rico A, Camargo E, Passerino LM. Desenvolvimento denarrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da EducaçãoInfantil. Informática na Educação, v. 16, p. 77-88, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2010. Disponível: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26303 . Acesso em: 27/03/2016.

Bortagarai F, Ramos AP. A Comunicação Suplementar e/ou alternativa na sessão de fisioterapia. Rev. CEFAC, Jun 2013, vol.15, no.3, p.561-571.
http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v15n3/aop_74-11.pdf

Carnevale LB et al. Comunicação Alternativa no contexto educacional: conhecimento de professores. Rev. bras. educ. espec., Jun 2013, vol.19, no.2, p.243-256.
http://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n2/a08v19n2.pdf

Crivelenti CFW, Nunes LROP. Comunicação alternativa para alunos com autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, set./dez., 2013. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9689

Krüger SI, Berberian AP, José LL, Miranda ENM. A Comunicação Suplementar E/Ou Alternativa: Formação De Professores. Tuiutí (Curitiba), v. 4, p. 181-198, 2013. https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/967

Luciane BC, Berberian AP, Moraes PD, krüger SI. Comunicação alternativa no contexto Educacional: Conhecimento de professores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 2, p. 243-256, 2013. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382013000200008&script=sci_abstract&tlng=pt

Manzini MG, Assis CP, Martinez CMS. Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional. Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.); 21(1)abr. 2013. 
http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/cto.2013.010

Massaro M, Deliberato D. Uso de sistemas de comunicação suplementar e alternativa na Educação Infantil: percepção do professor. Revista Educação Especial, v. 26, n. 46, maio/ago., 2013. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4821

Moreschi CL, Bello SF, Hayashi MCPI. Análise bibliométrica da produção científica sobre comunicação alternativa – uma pesquisa na biblioteca virtual em saúde. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, p. 665-684, 2013.
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5402

Passerino LM, Bez MR, Vicari RM. Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, set./dez., 2013. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10475

Pelosi MB, et al. Os caminhos que levaram à criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 2, p. 289-298, 2013.http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/viewFile/815/440

Silva RLM et al. Efeitos da comunicação alternativa na interação professor-aluno com paralisia cerebral não-falante. Rev. bras. educ. espec., Mar 2013, vol.19, no.1, p.25-42.
http://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n1/03.pdf

 
2012
Avila BG,  Passerino LM, Reategui E. Proposta de uma metodologia para a construção de um sistema de CAA focado no contexto de seus usuários. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, p. 87-96, 2012.

Bortagarai FM e Ramos AP. Discurso de fisioterapeutas acerca da comunicação com sujeitos com encefalopatia crônica não progressiva. Fisioter. mov., Dez 2012, vol.25, no.4, p.737-746.
http://www.scielo.br/pdf/fm/v25n4/a06v25n4.pdf

Buratto LG, Almeida MA, Costa MPR. Programa de Comunicação Alternativa readaptado para uma adolescente kaingang. Paidéia (Ribeirão Preto), Ago 2012, vol.22, no.52, p.229-240.
http://www.scielo.br/pdf/paideia/v22n52/09.pdf

Freitas, ABM. Enunciação e autoria via comunicação alternativa e interlocução mediadora. Rev. bras. linguist. apl., 2012, vol.12, no.1, p.165-180.
http://www.scielo.br/pdf/rbla/v12n1/a09v12n1.pdf

Giardinetto ARSB, Deliberato D, Aiello ALR. Utilização de um sistema de comunicação alternativa como facilitador na comunicação de um aluno com autismo e seu professor. Revista Teias, v. 13, p. 225-245, 2012.

Givigi RCN, Alcântara JN. Santos R, Diógenes BS. Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva sob as vias do Trabalho em Redes: construindo práticas inclusivas. Comunicaciones, v. 16, p. 33, 2012.

Givigi RCN, Nunes KS, Alves FL, Alcântara JN. A Comunicação Alternativa e os efeitos do trabalho em redes na constituição da linguagem e nas práticas educativas inclusivas. Educação Unisinos, v.16, n. 1, 2012.

Moreschi CL,  Almeida MA. A comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas. Rev. bras. educ. espec., Dez 2012, vol.18, no.4, p.661-676.
http://www.scielo.br/pdf/rbee/v18n4/a09v18n4.pdf

Pelosi MB. Blog: ferramenta terapêutica ocupacional. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 20, n. 3, p. 463-469, 2012.
http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/690
 
 
2011
Brancalioni AR et al. Dialogismo e comunicação aumentativa alternativa em um caso. Rev. CEFAC, Abr 2011, vol.13, no.2, p.377-384.             
http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v13n2/77-09.pdf

Cesa CC, Ramos-Souza AP, Flores VN. Por uma perspectiva dialógica na comunicação aumentativa e alternativa. Distúrbios da Comunicação, v. 21, n. 2, 2009.

Deliberato, D. Sistemas suplementares e alternativos de comunicação nas habilidades expressivas de um aluno com paralisia cerebral. Rev. bras. educ. espec., V.17, n.2, p. 225-244, 2011.

Ferreira PR, Teixeira EVS, Britto DBO. Relato de caso: descrição da evolução da comunicação alternativa na pragmática do adulto portador de autismo. Rev. CEFAC, Jun 2011, vol.13, no.3, p.559-567.
http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v13n3/87-09.pdf

Krüger S et al. Comunicação suplementar e/ou alternativa: fatores favoráveis e desfavoráveis ao uso no contexto familar. Rev. bras. educ. espec., Ago 2011, vol.17, no.2, p.209-224. 
http://www.scielo.br/pdf/rbee/v17n2/a04rbeev17n2.pdf

Nunes LROP. Comunicar é preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência. São Paulo, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação Especial, 2011, p. 5-11.
 
Paura AC, Deliberato D. Análise de vocábulos para a elaboração de pranchas de comunicação suplementar e alternativa para alunos comdeficiência. Revista Educação Especial, v. 24, p. 409-425, 2011.
 
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2010
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