Como parte da missão da ISAAC-Brasil é divulgar a comunicação aumentativa e alternativa, listamos abaixo algumas dissertações e teses realizadas no Brasil.
Base de Dados: Scielo Brasil e LILACS
Descritor: "Comunicação Alternativa"
Ano: 1991 a 2018 (colaboração dos membros da ISAAC-Brasil, organização Ana Luíza Wuo Maia)
2020
HEINRICHS, CARLA NETO DO VALE. Implementação do PECS para uma criança com Autismo e seus parceiros de comunicação na Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em:
Link para acesso: http://hdl.handle.net/1884/69390 Acesso em: 11 jun. 2021.
2018
Rigoletti VC. Formação do professor da Educação Infantil no contexto da Comunicação Alternativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2018.
(Sem acesso ao link.)
Vanessa Calciolari Rigoletti. Formação do professor da Educação Infantil no contexto da Comunicação Alternativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília. Orientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Vanessa Aparecida Peluccio de Azevedo. Narrativa de usuários de sistemas gráficos: percurso para leitura e escrita. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Zaqueu VF. A vulnerabilidade comunicativa de pacientes no contexto hospitalar e a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2018.
[ http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/331541/1/Zaqueu_VivianeFazzio_M.pdf ]
Wolff LMG. Instrumento de avaliação de linguagem utilizando a comunicação suplementar e alternativa: elaboração e aplicação em crianças com transtornos do espectro do autismo. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2018
[https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20902/2/Luciana%20Maria%20Galv%C3%A3o%20Wolff.pdf]
2017
Bertollotto NA. A comunicação suplementar e/ou alternativa com alunos público alvo da educação especial da rede estadual de ensino na percepção de pais e profissionais de educação na região de campinas. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2017.
(Sem acesso ao link.)
Bianca Sampaio Fiorini. Caracterização da rotina de alunos com Transtorno do Espectro do autismo: educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Fernanda Delai Lucas Adurens. Sinais de risco em crianças com Transtorno do Espectro do autismo: orientação aos professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília. Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Maia ALW. Vozes do processo de implementação da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa em pessoas com comprometimento de linguagem: facilidades e desafios. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) – Faculdade de Ciência Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.
[http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/322363/1/Maia_AnaLuizaWuo_M.pdf ]
Rosimeire Fernanda Frazon. Recursos e estratégias para alunos com deficiência na rotina escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
2016
Bonotto RCS. Uso da comunicação alternativa no autismo: um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia. 2016. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/152752
Grace Cristina Ferreira-Donati. Programa Informatizado de Educação Familiar em Linguagem e Comunicação Suplementar e Alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Munique Massaro. Atividades pedagógicas e a capacitação do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
José Luiz Vieira de Oliveira. Formação de professores no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Dudas TL. Problemas na linguagem e descompasso na inclusão escolar. 2016. Tese (doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem,- Pontifícia Universidade de São Paulo.
[https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19472]
Ferreira-Donati GC. Programa Informatizado de Educação Familiar em Linguagem e Comunicação Suplementar e Alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2016. [http://hdl.handle.net/11449/136353]
Kinoshita LR. Pais como parceiros de comunicação de crianças com transtorno do espectro do autismo : suas percepções frente a linguagem, interação e ao uso da comunicação suplementar e/ou alternativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) – Faculdade de Ciência Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.
[http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/321971/1/Kinoshita_RenatoLyuiti_M.pdf]
Massaro M. Atividades pedagógicas e a capacitação do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2016.
(Sem acesso ao link.)
Romano N. A comunicação suplementar e/ou alternativa na percepção de fonoaudiólogos e familiares: facilitadores e barreiras. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) – Faculdade de Ciência Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2016.
[http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/321850/1/Romano_Natali_M.pdf]
2015
Rodrigues V. Efeitos do PECS associado ao video modeling em crianças com síndrome de Down. 2015. 205f Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3183
Sousa AF. O processo de comunicação de alunos com paralisia cerebral a partir da comunicação aumentativa e alternativa no atendimento educacional especializado. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.
[http://repositorio.ufpi.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/186/DISSERTA%C3%87%C3%83O.pdf?sequence=1]
Ana Claúdia Tenor. Capacitação de professores de alunos surdos incluídos na educação infantil. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
2014
Correia VGP. Alunos com paralisia cerebral na escola: Linguagem, comunicação alternativa e processos comunicativos. Tese (Doutorado em Educação). 2014. 287f. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. [http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1083/1/Tese.Vasti%20Goncalves.texto.pdf ]
Aila Narene Dahwache Criado Rocha. Recursos e estratégias da tecnologia assistiva a partir do ensino colaborativo entre profissionais da saúde e da educação. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Reis CV. Tecnologia assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no sudeste goiano. 2014. Dissertação (Mestrado em educação)-Universidade Federal de Goiás. Catalão, Goiás, 2014. [https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3550/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Claudinei%20Vieira%20dos%20Reis%20-%202014.pdf ]
Siltoe SA. Sistema SCALA e deficiência motora: contribuições na inclusão de uma aluna com paralisia cerebral na rede regular de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. [https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94696/000914982.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
Togashi CM. A comunicação alternativa e ampliada e suas contribuições para o processo de inclusão de um aluno com transtorno do espectro do autismo com distúrbios na comunicação. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, 2014.
(Sem acesso ao link)
2013
Lima JL. A Comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto educacional. 2013. Dissertação de Mestrado. Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação. Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.
(Sem acesso ao link)
Marcolin AAA. As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with Speaking Dynamically Pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria. 2013.178f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. Universidade de Caxias do Sul/RS, Caxias do Sul, 2013.
[https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/429/Dissertacao%20Adriana%20Aparecida%20de%20Almeida%20Marcolin.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
Moreschi CL. Perfil comunicativo de usuária de comunicação alternativa na interação com diferentes parceiros. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2013. Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2013.
[https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7258/TeseCLM.pdf?sequence=1&isAllowed=y]
2012
Carvalho CM. Subsídios para a construção de pranchas de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa: visão de cuidadores e profissionais de saúde em formação. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2012.
[http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/311687/1/Carvalho_CintiaMonteiro_M.pdf]
Goldoni NI. Orientação para familiares de alunos com deficiência usuários de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2012.
(Sem acesso ao link.)
Massaro M. Música por meio de sistemas de comunicação alternativa: inserção do aluno com deficiência na atividade pedagógica. 2012. 140f Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, 2012. [https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91189]
Medina FDD. Estudo das habilidades fonológicas de alunos usuários de Comunicação Suplementar e Alternativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2012. [http://hdl.handle.net/11449/91194]
Netto MMFC. A Comunicação Alternativa e a aprendizagem de crianças com autismo, asperger e angelman: formação continuada de profissionais de Educação e Saúde. 2012 286 f. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2012.
(Sem acesso ao link.)
Schirmer CR. Comunicação alternativa e formação inicial de professores para a escola inclusiva. 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.
(Sem acesso ao link.)
2011
Di Giulio RM. O impacto da afasia na perspectiva de cuidadores e/ou familiares de afásicos fluentes e não fluentes usuários de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas, 2011.
[http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/311691/1/DiGiulio_RafaelaMarques_M.pdf ]
Martins DS. Design de Recursos e Estratégias em Tecnologia Assistiva para acessibilidade ao computador e à comunicação alternativa. 2011. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
(Sem acesso ao link).
Rodrigues GFR. E se os outros puderem me entender?”: os sentidos da comunicação alternativa e suplementar (CAS) produzidos por educadores especiais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação)–Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
[ https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29297/000776139.pdf?sequence=1&isAllowed=y ]
Sameshima SF. Capacitação de professores no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo, 2011. [http://hdl.handle.net/11449/102185]
SILVA, S. S. C.; OLIVEIRA, A. I. A.; DELIBERATO, D. Um olhar bioecológico sobre os efeitos da comunicação alternativa na interação professor-aluno com paralisia cerebral. 2011. Dissertação (Mestrado em teoria do comportamento). Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/5744/1/Dissertacao_OlharBioecologicoEfeitos.pdf]
2010
Bez MR. Comunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoras. 2010. Dissertação de mestrado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, 2010. [https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26303]
Ponsoni A. Comunicação suplementar e alternativa no discurso narrativo do aluno com paralisia cerebral. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, 2010. [https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91188]
Aila Narene Dahwache Criado Rocha. Processo de prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva para Educação Infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, . Orientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Vasconcellos RS. Organismo e sujeito: uma diferença sensível nas Paralisias Cerebrais. 2010. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia). Faculdade de Ciências Humanas e saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2010.[https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14135/1/Roseli%20Vasconcellos.pdf]
2009
Danelon MCTM. As interações sociais de alunos com dificuldade de comunicação oral a partir da inserção de recursos da comunicação alternativa e ampliada associada aos procedimentos do ensino naturalístico. 2009, 243f. Tese ( Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. [http://www.lateca-uerj.net/publicacoes/docs/A%20inclus%C3%A3o%20para%20al%C3%A9m%20da%20inser%C3%A7%C3%A3o%20%20-%20Maria%20Cristina%20Danelon%20-%202003.pdf ]
Krüger SI. Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA): Fatores Favoráveis ao Uso no Contexto Familiar. 2009. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) Faculdade de Fonoaudiologia, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.
(Sem acesso ao link).
Andréa Carla Paura. EStudo de vocábulos para instrumento de avaliação do vocabulário de crianças não oralizadas. 2009. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP/MARÍLIA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Quitério PL. Avaliação das habilidades sociais de jovens com paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa. 2009. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
(Sem acesso ao link).
Aldine Nogueira da Silva. Recursos e estratégias de mediação do interlocutor com alunos no conto e reconto de histórias. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós Graduaçao Em Educação) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP/MARÍLIA, . Coorientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
2008
Pelosi MB. Inclusão e Tecnologia Assistiva. 2008. Volumes I e II, 303f. 2008.
Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. [http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2004_1-72-DO.pdf]
PIRES, S. C. Pires, Sandra Cristina. Comunicação Suplementar e/ou Alternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto. Tese (Doutorado em Comunicação Humana) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. doi:10.11606/T.5.2008.tde-04112008-153335. Disponível em:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-04112008-153335/pt-br.php Acesso em: 11 jun. 2021.
2007
Delagracia, Joyce Degaspari. Desenvolvimento de protocolo de avaliação de habilidades comunicativas no ambiente familiar. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduaçao Em Educação) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP/MARÍLIA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Guarda NS. Caracterização dos enunciados de um aluno não-falante com paralisia cerebral durante o reconto de histórias com e sem tabuleiro de comunicação suplementar. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2007.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Herculiani, Cristóvam Emílio. Desenvolvimento de um software de autoria para alunos deficientes nas atividades de contos e recontos de histórias. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduaçao Em Educação) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP/MARÍLIA, . Orientador: Débora Deliberato. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Passos PMP. A construção da subjetividade através da interação dialógica pela comunicação suplementar e alternativa. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2007.
Paula R. Desenvolvimento de um protocolo para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não-falantes em ambiente escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, 2007.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
2006
Alves, Vanessa Aparecida. Análise das modalidades expressivas de um aluno não-falante frente a diferentes interlocutores durante situação de jogo. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Orrú SE. A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa. 2006. Tese (Doutorado. Em Educação) Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Educação, Piracicaba, 2006.
Sameshima, Fabiana Sayuri. Habilidades expressivas de um grupo de alunos não-falantes durante as atividades de jogos. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Educação) - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
Torezan AM. A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em Comunicação Suplementar e Alternativa. 2006. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, 2006.
2005
Duarte EN. Linguagem e comunicação suplementar e alternativa na clínica fonoaudiológica. 2005. 85f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Pires SCF. A relação Linguagem-cognição no trabalho com comunicação suplementar e/ou alternativa com a criança com paralisia cerebral. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
Silva Andreia Parente da. Análise das falas de professores da educação especial a respeito da formação e atuação de educadores , no contexto da comunicação. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Débora Deliberato.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
2004
Muniz FB. Narrativa de um aluno com paralisia cerebral por meio do uso de recursos e estratégias de comunicação suplementar. 2004. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília/SP, 2004.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 11 jun. 2021.
2003
Oliveira MNS. Efeitos da Comunicação alternativa para alunos com deficiências múltiplas em ambiente escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação). 2003. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
2002
Alencar GAR. O direito de comunicar, por que não? Comunicação Alternativa e ampliada a pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto de sala de aula. 2002. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Nunes LRd’OP. Linguagem e Comunicação Alternativas. 2002. 185f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. UERJ, Rio de Janeiro, 2002.
Piza MHM. O uso dos métodos alternativos PECS-Adaptado e PCS para aumentar habilidades comunicativas em paralíticos cerebrais, não verbais. 2002. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós- Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Carlos, 2002.
2001
Panhan HMS. Fonoaudiologia e Comunicação Suplementar e Alternativa método clínico em questão. 2001. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.
Wolff LMG. Comunicação suplementar e/ou alternative nos transtornos invasivos do desenvolvimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2001.
2000
Cunha MFG. Uso de Comunicação Alternativa e Ampliada e as possibilidades de interação com seus pares: brincar, comunicar, interagir. 2000. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000.
Pelosi MB. A comunicação alternativa e ampliada nas escolas do Rio de Janeiro: formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2000. Dissertação (Mestrado em educação), Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
[http://www.lateca-uerj.net/publicacoes/docs/A%20CAA%20nas%20escolas%20do%20RJ%20-%20Miryam%20Bonadiu%20Pelosi%20-%202000.pdf]
Souza VLV. Caracterização da Comunicação Alternativa: um estudo entre alunos com deficiência física em escolas de uma região do município do Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.
1999
Vasconcellos RS. Paralisia Cerebral: a fala na escrita. 1999. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia). Faculdade de Ciências Humanas e Saúde- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 1999.
[https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14021]
1991
Chun RYS. Sistema Bliss de comunicação; um meio suplementar e/ou alternativo para o desenvolvimento da comunicação em indivíduos não falantes portadores de paralisia cerebral. 1991. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.