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Minicursos - Manhã, de 8:15h às 11:45h
Minicurso 1 - Estratégias e ajustes para usuários de comunicação alternativa que apresentam deficiência visual cortical (DVC).
Ministrante: Gabriela Berlanga
Público alvo: fonoaudiólogos, professores, terapeutas ocupacionais, outros profissionais, pais.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: Neste minicurso, os participantes deverão compreender a definição da deficiência visual cortical (DVC) e como este quadro se relaciona com a aprendizagem e a comunicação. Prioritariamente, serão trabalhadas as considerações, estratégias e ajustes a serem aplicadas para dar suporte ao desenvolvimento dos usuários com dificuldades nesses áreas.
Público alvo: fonoaudiólogos, professores, terapeutas ocupacionais, outros profissionais, pais.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: Neste minicurso, os participantes deverão compreender a definição da deficiência visual cortical (DVC) e como este quadro se relaciona com a aprendizagem e a comunicação. Prioritariamente, serão trabalhadas as considerações, estratégias e ajustes a serem aplicadas para dar suporte ao desenvolvimento dos usuários com dificuldades nesses áreas.
Minicurso 2 - Estratégias para os comunicadores emergentes
Ministrantes: Nadia Browning
Público Alvo: profissionais, estudantes e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Este mini curso propõe uma abordagem prática baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Aborda estratégias para despertar a comunicação nos indivíduos com múltipla deficiência junto a família em seu meio ambiente – irá apresentar os sinais de comunicação, explicar como desenvolver a intencionalidade na comunicação, e fornecer estratégias para criar um ambiente favorável a comunicação.
Público Alvo: profissionais, estudantes e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Este mini curso propõe uma abordagem prática baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Aborda estratégias para despertar a comunicação nos indivíduos com múltipla deficiência junto a família em seu meio ambiente – irá apresentar os sinais de comunicação, explicar como desenvolver a intencionalidade na comunicação, e fornecer estratégias para criar um ambiente favorável a comunicação.
Minicurso 3 - O uso da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa no desenvolvimento sintático da pessoa com síndrome de Down
Ministrante: Alexandre Sampaio
Público Alvo: Profissionais da saúde e educação e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Discutiremos as principais características do desenvolvimento sintático da pessoa com síndrome de Down. Partiremos da teoria de Lúria para melhor compreensão de uma dita "fala telegráfica". Conversaremos sobre recursos para ampliação do uso dos conectivos do português visando a estruturação de frases e do discurso.
Público Alvo: Profissionais da saúde e educação e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Discutiremos as principais características do desenvolvimento sintático da pessoa com síndrome de Down. Partiremos da teoria de Lúria para melhor compreensão de uma dita "fala telegráfica". Conversaremos sobre recursos para ampliação do uso dos conectivos do português visando a estruturação de frases e do discurso.
Minicurso 4 - Desenho Universal para a Aprendizagem e Atividades Pedagógicas Acessíveis Apoiadas pela Comunicação Alternativa.
Ministrantes: Mara Lúcia Sartoretto, Michelle Apellanis Borges, Renata Bonotto e Rita Bersch
Público Alvo: Professores, gestores escolares, profissionais da saúde, familiares, e demais interessados
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Fundamentados no Desenho Universal para a Aprendizagem construímos a acessibilidade para o contexto educacional prevendo ferramentas para acesso, participação e aprendizado para todos os alunos. No minicurso serão apresentadas práticas de utilização de recursos pedagógicos acessíveis apoiados pela comunicação alternativa e relato do trabalho parceiro: usuário, família, clínica e escola.
Público Alvo: Professores, gestores escolares, profissionais da saúde, familiares, e demais interessados
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Fundamentados no Desenho Universal para a Aprendizagem construímos a acessibilidade para o contexto educacional prevendo ferramentas para acesso, participação e aprendizado para todos os alunos. No minicurso serão apresentadas práticas de utilização de recursos pedagógicos acessíveis apoiados pela comunicação alternativa e relato do trabalho parceiro: usuário, família, clínica e escola.
Minicursos - Tarde
Minicurso 5 - Modelando a Comunicação Alternativa – da pesquisa à prática
Ministrante: Samuel Sennott
Público Alvo: pesquisador, família, professor e terapeutas.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O input da linguagem e a interação são aspectos fundamentais do desenvolvimento do processo de modelagem da comunicação alternativa / estimulação da linguagem auxiliada. Trata-se de uma prática que cria um ambiente de aquisição rico para pessoas com necessidades complexas de comunicação. Este curso ajudará na aprendizagem dos fundamentos práticos, teóricos e de
pesquisa dessa prática. Os participantes irão criar um plano operacional para empregar a modelagem da comunicação alternativa / estimulação da linguagem auxiliada.
Público Alvo: pesquisador, família, professor e terapeutas.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O input da linguagem e a interação são aspectos fundamentais do desenvolvimento do processo de modelagem da comunicação alternativa / estimulação da linguagem auxiliada. Trata-se de uma prática que cria um ambiente de aquisição rico para pessoas com necessidades complexas de comunicação. Este curso ajudará na aprendizagem dos fundamentos práticos, teóricos e de
pesquisa dessa prática. Os participantes irão criar um plano operacional para empregar a modelagem da comunicação alternativa / estimulação da linguagem auxiliada.
Minicurso 7 - Comunicação alternativa no atendimento educacional Especializado
Ministrante: Maria de Fátima Dall'Aqua e Adriana Toledo
Público Alvo:
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O curso pretende elucidar como a Comunicação Suplementar Alternativa (CSA), ferramenta da tecnologia assistiva voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns, pode ser usada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na sala de aula visando a inclusão dos alunos.
Público Alvo:
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O curso pretende elucidar como a Comunicação Suplementar Alternativa (CSA), ferramenta da tecnologia assistiva voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns, pode ser usada no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na sala de aula visando a inclusão dos alunos.
Minicurso 8 - Práticas pedagógicas para alunos com Transtorno do Espetro Autista com recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada
Ministrante: Steffhany N. Silva e Cláudia Togashi
Público Alvo: professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O curso tem o objetivo de propor sugestões práticas no trabalho pedagógico para alunos com diagnósticos de Transtorno do Espectro Austista (TEA), com ênfase na rotina de atividades, atividades baseadas no interesse do aluno, o uso de leitura compartilhada e com recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA).
Público Alvo: professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O curso tem o objetivo de propor sugestões práticas no trabalho pedagógico para alunos com diagnósticos de Transtorno do Espectro Austista (TEA), com ênfase na rotina de atividades, atividades baseadas no interesse do aluno, o uso de leitura compartilhada e com recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA).
Oficinas
Oficina 1 - MANHÃ - Improvisação de Movimentos em Dança
Ministrante: Fabio Arthuso
Público Alvo: aberto à todos
Carga Horária: 1h30m
Descrição: Experimentar a Comunicação Suplementar e Alternativa como estratégia para a improvisação de movimentos em dança, por meio de objetos cotidianos.
Público Alvo: aberto à todos
Carga Horária: 1h30m
Descrição: Experimentar a Comunicação Suplementar e Alternativa como estratégia para a improvisação de movimentos em dança, por meio de objetos cotidianos.
Oficina 2 - MANHÃ - Oficina de Jogos Adaptados
Ministrante: Terapeutas Ocupacionais Evelyen Van Schaik e Patrícia Cartoni
Público Alvo: pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus acompanhantes
Carga Horária: 3 horas
Descrição: Experimentar diferentes jogos adaptados com recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa, incentivando a expressão e troca entre os participantes.
Público Alvo: pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus acompanhantes
Carga Horária: 3 horas
Descrição: Experimentar diferentes jogos adaptados com recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa, incentivando a expressão e troca entre os participantes.
Oficina 3 - MANHÃ - Biscoitos de Natal
Ministrante: Terapeuta Ocupacional Renata Varella e Fonoaudióloga Eliana Moreira
Público Alvo: pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus acompanhantes
Carga Horária: 3 horas
Descrição: Experimentar diferentes recursos e estratégias de Comunicação Suplementar e Alternativa, que proporcionem conhecimento a respeito da atividade e interação entre os participantes durante a elaboração de uma receita culinária.
Público Alvo: pessoas com necessidades complexas de comunicação e seus acompanhantes
Carga Horária: 3 horas
Descrição: Experimentar diferentes recursos e estratégias de Comunicação Suplementar e Alternativa, que proporcionem conhecimento a respeito da atividade e interação entre os participantes durante a elaboração de uma receita culinária.