Como se inscrever nos minicursos
O valor de CADA minicurso deve obedecer a tabela abaixo, de acordo com a data de recebimento da sua ficha de inscrição. A inscrição no(s) minicurso(s) deve ser paga antes de preencher a ficha. E o comprovante deve ser enviado através de upload no campo "Comprovante de Pagamento", na ficha de inscrição.
Serão oferecidos 14 minicursos durante o primeiro dia do Congresso, 7 cursos na parte da manhã e 7 na parte da tarde.
Os cursos tem vagas limitadas a 50 participantes por curso.
Para efetuar sua inscrição nos minicursos, preencha o formulário abaixo indicando qual minicurso você deseja fazer. Você pode escolher um em cada turno, ou apenas em um dos turnos. O valor de inscrição, conforme tabela abaixo, é referente a cada minicurso escolhido (no máximo dois, um por turno).
Após enviado o formulário, aguarde confirmação de recebimento da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento.
Confira a lista dos minicursos com uma breve descrição, logo abaixo do formulário de inscrição!
Serão oferecidos 14 minicursos durante o primeiro dia do Congresso, 7 cursos na parte da manhã e 7 na parte da tarde.
Os cursos tem vagas limitadas a 50 participantes por curso.
Para efetuar sua inscrição nos minicursos, preencha o formulário abaixo indicando qual minicurso você deseja fazer. Você pode escolher um em cada turno, ou apenas em um dos turnos. O valor de inscrição, conforme tabela abaixo, é referente a cada minicurso escolhido (no máximo dois, um por turno).
Após enviado o formulário, aguarde confirmação de recebimento da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento.
Confira a lista dos minicursos com uma breve descrição, logo abaixo do formulário de inscrição!
DATA |
PREÇO POR MINICURSO |
Até 31 de Maio |
R$70,00 |
Até 31 de Julho |
R$80,00 |
Até 22 de Agosto |
R$100,00 |
Minicursos - Manhã
Minicurso 1 - Construindo uma fundação sólida: ligando linguagem e alfabetização através da comunicação alternativa. (curso ministrado em inglês COM tradução simultânea)
Ministrante: Martine M. Smith
Público alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O presente minicurso é estruturado em três seções. Na primeira parte são discutidos os seguintes temas (a) como as habilidades linguísticas faladas apoiam o desenvolvimento de leitura e escrita; (b) como as experiências de linguagem escrita apoiam o desenvolvimento da linguagem falada, particularmente nas fases posteriores; e (c) como as crianças que usam CAA são vulneráveis a dificuldades na linguagem falada e escrita. Na segunda fase é apresentado um modelo de decodificação de palavras e compreensão da leitura. Na terceira etapa são discutidos os princípios específicos que sustentam as intervenções de apoio à leitura e ortografia em crianças que usam a CAA.
Público alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O presente minicurso é estruturado em três seções. Na primeira parte são discutidos os seguintes temas (a) como as habilidades linguísticas faladas apoiam o desenvolvimento de leitura e escrita; (b) como as experiências de linguagem escrita apoiam o desenvolvimento da linguagem falada, particularmente nas fases posteriores; e (c) como as crianças que usam CAA são vulneráveis a dificuldades na linguagem falada e escrita. Na segunda fase é apresentado um modelo de decodificação de palavras e compreensão da leitura. Na terceira etapa são discutidos os princípios específicos que sustentam as intervenções de apoio à leitura e ortografia em crianças que usam a CAA.
Minicurso 2 - O PECS-Adaptado favorecendo a comunicação de pessoas com autismo
Ministrantes: Cátia Walter e Teresa Monnerat
Público Alvo: fonoaudiólogos, educadores, psicólogos e terapeutas ocupacionais
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: Oferecer conhecimento sobre o PECS-Adaptado e sua aplicabilidade com pessoas com Autismo:
O que o PECS e sua forma adaptada ao Currículo Funcional Natural - PECS-Adaptado -
Formas de aplicar o PECS-Adaptado - Fases do PECS-Adaptado -
Estudos de Casos que demonstram os resultados com o PECS-Adaptado nas diferentes etapas da vida.
Público Alvo: fonoaudiólogos, educadores, psicólogos e terapeutas ocupacionais
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: Oferecer conhecimento sobre o PECS-Adaptado e sua aplicabilidade com pessoas com Autismo:
O que o PECS e sua forma adaptada ao Currículo Funcional Natural - PECS-Adaptado -
Formas de aplicar o PECS-Adaptado - Fases do PECS-Adaptado -
Estudos de Casos que demonstram os resultados com o PECS-Adaptado nas diferentes etapas da vida.
Minicurso 3 - Intervenções de modelagem em vídeo e comunicação alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Ministrante: Viviane Rodrigues
Público Alvo: pessoas interessados no assunto
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O presente minicurso propõe abordar as bases histórias e científico-metodológicas da Comunicação Suplementar e Alternativa, destacando os aspectos que lhes são peculiares. Relação entre a CSA e a modelagem em vídeo e os benefícios para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Público Alvo: pessoas interessados no assunto
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O presente minicurso propõe abordar as bases histórias e científico-metodológicas da Comunicação Suplementar e Alternativa, destacando os aspectos que lhes são peculiares. Relação entre a CSA e a modelagem em vídeo e os benefícios para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Minicurso 4 - Programa de Promoção das Habilidades Sociais para alunos sem fala articulada: as Relações Interpessoais no contexto educativo
Ministrantes: Patrícia Lorena e Carolina Rizzotto Schirmer
Público Alvo: formadores de pessoas que atuam na área da comunicação alternativa junto a outros profissionais, bem como psicólogos, pedagogos e professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O minicurso visa desenvolver os seguintes conteúdos: a) modelos conceituais na área de habilidades sociais; b) desenvolvimento das habilidades sociais educativas do professor e de outros profissionais; c) elaboração de um programa de habilidades sociais para alunos sem fala articulada; d) papel do interlocutor na interação social.
Público Alvo: formadores de pessoas que atuam na área da comunicação alternativa junto a outros profissionais, bem como psicólogos, pedagogos e professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O minicurso visa desenvolver os seguintes conteúdos: a) modelos conceituais na área de habilidades sociais; b) desenvolvimento das habilidades sociais educativas do professor e de outros profissionais; c) elaboração de um programa de habilidades sociais para alunos sem fala articulada; d) papel do interlocutor na interação social.
Minicurso 5 - Avaliação, intervenção e aplicabilidade dos recursos de comunicação alternativa para pessoas com Deficiência Visual Cortical: o apoio da escala CVI Range.
Ministrante: Maria Aparecida Comerdi
Público Alvo: Fonoaudiólogos, familiares de usuários, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pedagogos
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Apresentar critérios diagnósticos, as características visuais e comportamentais únicas pertinentes à DVC - Deficiência Visual Cortical. Discutir e exemplificar recursos de comunicação alternativa e estratégias para as dez características visuais e para as três fases de DVC, segundo a escala de avaliação CVI Range.
Público Alvo: Fonoaudiólogos, familiares de usuários, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pedagogos
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: Apresentar critérios diagnósticos, as características visuais e comportamentais únicas pertinentes à DVC - Deficiência Visual Cortical. Discutir e exemplificar recursos de comunicação alternativa e estratégias para as dez características visuais e para as três fases de DVC, segundo a escala de avaliação CVI Range.
Minicurso 6 - Comunicação Alternativa oral e escrita com mouse ocular: uma realidade ao alcance de todos
Ministrantes: Miryam Pelosi e Antônio dos Santos Borges
Público Alvo: Profissionais da Saúde e Educação que tenham conhecimentos básicos de tecnologia e conhecimentos intermediários de Comunicação Alternativa
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O minicurso apresentará a possibilidade de utilização de dois softwares gratuitos (Prancha Fácil e Microfênix) e um mouse ocular PCEye X, com custo de U$80 dólares.
Público Alvo: Profissionais da Saúde e Educação que tenham conhecimentos básicos de tecnologia e conhecimentos intermediários de Comunicação Alternativa
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O minicurso apresentará a possibilidade de utilização de dois softwares gratuitos (Prancha Fácil e Microfênix) e um mouse ocular PCEye X, com custo de U$80 dólares.
Minicurso 7 - Estratégias para fomentar a comunicação em bebês com Síndrome de Down de 0 a 18 meses
Ministrante: Ivalda Gomes
Público Alvo: Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, pessoas interessadas em desenvolvimento infantil
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: A investigação para esta produção foi construída a partir da observação do desenvolvimento da comunicação gestual, para crianças que apresentaram atrasos substanciais na comunicação oral.
Público Alvo: Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, pessoas interessadas em desenvolvimento infantil
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: A investigação para esta produção foi construída a partir da observação do desenvolvimento da comunicação gestual, para crianças que apresentaram atrasos substanciais na comunicação oral.
Minicursos - Tarde
Minicurso 8 - Promovendo a participação social e comunicativa de crianças e jovens: Intervenção baseada no ambiente e colaboração transdisciplinar. (Curso ministrado em inglês COM tradução simultânea)
Ministrante: Beata Batorowicz
Público Alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O objetivo deste curso é, a partir da perspectiva biopsicosocial e ecológica, orientar os participantes para a prática baseada em evidências com crianças e jovens que se beneficiam da comunicação aumentativa e alternativa. Como podemos ajudar essas crianças a serem ativas? O foco está em permitir a participação social e comunicativa das crianças através do engajamento em atividades significativas da infância em contextos da vida real. A pesquisa recente sobre ambientes óptimos será discutida e os participantes irão explorar ferramentas que ligam as intervenções específicas baseadas no ambiente com as experiências comunicativas das crianças. O resultado pretendido deste curso é que os participantes compreendam melhor uma gama de serviços que permitem que as crianças se envolvam em atividades infantis e se comuniquem com outras pessoas.
Público Alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O objetivo deste curso é, a partir da perspectiva biopsicosocial e ecológica, orientar os participantes para a prática baseada em evidências com crianças e jovens que se beneficiam da comunicação aumentativa e alternativa. Como podemos ajudar essas crianças a serem ativas? O foco está em permitir a participação social e comunicativa das crianças através do engajamento em atividades significativas da infância em contextos da vida real. A pesquisa recente sobre ambientes óptimos será discutida e os participantes irão explorar ferramentas que ligam as intervenções específicas baseadas no ambiente com as experiências comunicativas das crianças. O resultado pretendido deste curso é que os participantes compreendam melhor uma gama de serviços que permitem que as crianças se envolvam em atividades infantis e se comuniquem com outras pessoas.
Minicurso 9 - Avaliação Experimental de Intervenções em CAA: Delineamentos de Pesquisa para Pesquisadores e Clínicos. (Curso ministrado em inglês SEM tradução simultânea)
Ministrante: Oliver Wendt
Público Alvo: Profissionais com interesse em pesquisa científica
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: A adoção das Práticas Baseadas em Evidências (PBE) requer que intervenções em Comunicação Alternativa sejam cuidadosamente examinadas quanto à sua eficácia em contextos clínicos e educacionais. Este curso visa analisar a lógica por trás de três delineamentos experimentais de pesquisa: (1) Delineamentos experimentais e quase experimentais entre grupos, (2) Delineamentos experimentais de sujeito único, e (3) Metanálises e revisões sistemáticas.
Público Alvo: Profissionais com interesse em pesquisa científica
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: A adoção das Práticas Baseadas em Evidências (PBE) requer que intervenções em Comunicação Alternativa sejam cuidadosamente examinadas quanto à sua eficácia em contextos clínicos e educacionais. Este curso visa analisar a lógica por trás de três delineamentos experimentais de pesquisa: (1) Delineamentos experimentais e quase experimentais entre grupos, (2) Delineamentos experimentais de sujeito único, e (3) Metanálises e revisões sistemáticas.
Minicurso 10 - A Matriz de Comunicação: uma ferramenta para avaliação, intervenção e pesquisa com usuários de Comunicação Alternativa
Ministrante: Renata Costa de Sá Bonotto
Público Alvo: Interessados em instrumentos para avaliar a comunicação
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O objetivo desse curso é explorar a Matriz de Comunicação de modo a conhecer sua estrutura e operacionaliza-la para (1) avaliação da comunicação inicial, inclusive em usuários de Comunicação Alternativa; (2) planejamento da intervenção (domiciliar, educacional ou clínica) e (3) utilização na pesquisa envolvendo usuários de Comunicação Alternativa.
Público Alvo: Interessados em instrumentos para avaliar a comunicação
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O objetivo desse curso é explorar a Matriz de Comunicação de modo a conhecer sua estrutura e operacionaliza-la para (1) avaliação da comunicação inicial, inclusive em usuários de Comunicação Alternativa; (2) planejamento da intervenção (domiciliar, educacional ou clínica) e (3) utilização na pesquisa envolvendo usuários de Comunicação Alternativa.
Minicurso 11 - Estratégias para promover a participação familiar na intervenção em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Ministrante: Grace Cristina Ferreira-Donati
Público Alvo: Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O curso fornece fundamentos teórico-práticos para selecionar estratégias destinadas a ampliar a participação familiar na intervenção em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). À luz de evidências científicas e de experiências de prática clínica, serão apresentados procedimentos para capacitar familiares como interlocutores de indivíduos que utilizam CSA ou são potenciais beneficiários.
Público Alvo: Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
Descrição: O curso fornece fundamentos teórico-práticos para selecionar estratégias destinadas a ampliar a participação familiar na intervenção em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). À luz de evidências científicas e de experiências de prática clínica, serão apresentados procedimentos para capacitar familiares como interlocutores de indivíduos que utilizam CSA ou são potenciais beneficiários.
Minicurso 12 - PECS - Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras - Vamos aprender o que é o PECS?
Ministrante: Soraia Cunha Peixoto Vieira
Público Alvo: Profissionais e/ou pais e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O que é PECS? - As seis fases do PECS. - Identificando o usuário que vai beneficiar deste método. Apresentação de fluxograma. - Mostra e explicação de materiais (pasta de comunicação e figuras)
Público Alvo: Profissionais e/ou pais e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O que é PECS? - As seis fases do PECS. - Identificando o usuário que vai beneficiar deste método. Apresentação de fluxograma. - Mostra e explicação de materiais (pasta de comunicação e figuras)
Minicurso 13 - PODD - conceitos básicos e estratégias práticas para implementação
Ministrante: Alessandra Buosi
Público Alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares, acompanhantes terapêuticos.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O objetivo deste minicurso é apresentar em linhas gerais o PODD (Pragmatic Organisation Dinamyc Display) como mais uma ferramenta para o trabalho de comunicação alternativa. A abordagem inclui os conceitos teóricos, passando pela confecção do material, uso em terapia, até o modo de implementação no cotidiano dos seus usuários.
Público Alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares, acompanhantes terapêuticos.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: O objetivo deste minicurso é apresentar em linhas gerais o PODD (Pragmatic Organisation Dinamyc Display) como mais uma ferramenta para o trabalho de comunicação alternativa. A abordagem inclui os conceitos teóricos, passando pela confecção do material, uso em terapia, até o modo de implementação no cotidiano dos seus usuários.
Minicurso 14 - Info4All: Plataforma de informação acessível para todos
Ministrantes: Rodrigo Dias e Miryam Pelosi
Público Alvo: Profissionais da Saúde e Educação que tenham conhecimentos básicos de tecnologia e conhecimentos intermediários de Comunicação Alternativa
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: A proposta do curso é experienciar a ferramenta de customização da plataforma de informação acessível Info4All através da acessibilização de uma pequena história.
Público Alvo: Profissionais da Saúde e Educação que tenham conhecimentos básicos de tecnologia e conhecimentos intermediários de Comunicação Alternativa
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
Descrição: A proposta do curso é experienciar a ferramenta de customização da plataforma de informação acessível Info4All através da acessibilização de uma pequena história.