ISAAC Brasil
  • Quem somos
    • Comunicação Alternativa
    • Estatuto
    • Associados
    • Diretoria >
      • Anteriores >
        • 2020-2021
        • 2018-2019
        • 2016-2017
        • 2014-2015
        • 2012-2013
        • 2008-2011
        • 2006-2007
        • Fundação ISAAC
  • Associe-se
  • Tecnologia
    • Recursos
    • Links
  • Publicações
    • Livros ISAAC-Brasil
    • Artigos
    • Dissertações e Teses
    • e-Livros e Outras Publicações
  • Congressos
    • Congresso 2019 >
      • Sobre o VIII Congresso
      • Informações VIII Congresso
      • Programação
    • Congresso 2017 >
      • Anais do VII Congresso
      • Sobre o VII Congresso >
        • Comissões
      • Informações
      • Programação >
        • Conferencistas e Palestrantes
      • Trabalhos Aprovados
      • Reunião de Famílias
    • Congresso 2015
    • Congresso 2013
    • Congresso 2011
    • Congresso 2009
    • Congresso 2007
    • Congresso 2005
  • Eventos
    • Calendário de Eventos
    • I Encontro Nacional da ISAAC-Brasil 2021 >
      • programação do Encontro 2021
    • Encontros Regionais >
      • V Encontro Regional
  • DEPOIMENTOS
  • CAMPANHAS
    • OUT/2020
    • COVID19 AÇÕES E INICIATIVASS
    • OUT/2019
    • OUT/2018
    • OUT/2017
  • Contato
  • PARCERIAS
Imagem

Minicursos

Como se inscrever nos minicursos

O valor de CADA minicurso deve obedecer a tabela abaixo, de acordo com a data de recebimento da sua ficha de inscrição. A inscrição no(s) minicurso(s) deve ser paga antes de preencher a ficha. E o comprovante deve ser enviado através de upload no campo "Comprovante de Pagamento", na ficha de inscrição.
Serão oferecidos 14 minicursos durante o primeiro dia do Congresso, 7 cursos na parte da manhã e 7 na parte da tarde.
Os cursos tem vagas limitadas a 50 participantes por curso.
Para efetuar sua inscrição nos minicursos, preencha o formulário abaixo indicando qual minicurso você deseja fazer. Você pode escolher um em cada turno, ou apenas em um dos turnos. O valor de inscrição, conforme tabela abaixo, é referente a cada minicurso escolhido (no máximo dois, um por turno).
Após enviado o formulário, aguarde confirmação de recebimento da ficha de inscrição e do comprovante de pagamento. 
Confira a lista dos minicursos com uma breve descrição, logo abaixo do formulário de inscrição!
DATA
PREÇO POR MINICURSO
Até 31 de Maio
R$70,00
Até 31 de Julho
R$80,00
Até 22 de Agosto​
R$100,00

    Ficha de Inscrição - Minicurso

    Tamanho máximo do arquivo: 20MB
    Carregue o arquivo do seu comprovante de pagamento aqui!
Enviar

Minicursos - Manhã

Minicurso 1 - Construindo uma fundação sólida: ligando linguagem e alfabetização através da comunicação alternativa. (curso ministrado em inglês COM tradução simultânea)    
Ministrante: Martine M. Smith
Público alvo:​​ fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares​
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário

Descrição: O presente minicurso é estruturado em três seções. Na primeira parte são discutidos os seguintes temas (a) como as habilidades linguísticas faladas apoiam o desenvolvimento de leitura e escrita; (b) como as experiências de linguagem escrita apoiam o desenvolvimento da linguagem falada, particularmente nas fases posteriores; e (c) como as crianças que usam CAA são vulneráveis a dificuldades na linguagem falada e escrita. Na segunda fase é apresentado um modelo de decodificação de palavras e compreensão da leitura. Na terceira etapa são discutidos os princípios específicos que sustentam as intervenções de apoio à leitura e ortografia em crianças que usam a CAA.​
Minicurso 2 - O PECS-Adaptado favorecendo a comunicação de pessoas com autismo
Ministrantes: Cátia Walter e Teresa Monnerat
​Público Alvo: fonoaudiólogos, educadores, psicólogos e terapeutas ocupacionais
​Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
​Descrição: Oferecer conhecimento sobre o PECS-Adaptado e sua aplicabilidade com pessoas com Autismo:
O que o PECS e sua forma adaptada ao Currículo Funcional Natural - PECS-Adaptado -
Formas de aplicar o PECS-Adaptado - Fases do PECS-Adaptado -
​Estudos de Casos que demonstram os resultados com o PECS-Adaptado nas diferentes etapas da vida.
Minicurso 3 - Intervenções de modelagem em vídeo e comunicação alternativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Ministrante: Viviane Rodrigues
​Público Alvo: pessoas interessados no assunto
​Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​Descrição: O presente minicurso propõe abordar as bases histórias e científico-metodológicas da Comunicação Suplementar e Alternativa, destacando os aspectos que lhes são peculiares. Relação entre a CSA e a modelagem em vídeo e os benefícios para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Minicurso 4 - Programa de Promoção das Habilidades Sociais para alunos sem fala articulada: as Relações Interpessoais no contexto educativo
Ministrantes: Patrícia Lorena e Carolina Rizzotto Schirmer
​Público Alvo: formadores de pessoas que atuam na área da comunicação alternativa junto a outros profissionais, bem como psicólogos, pedagogos e professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​Descrição: O minicurso visa desenvolver os seguintes conteúdos: a) modelos conceituais na área de habilidades sociais; b) desenvolvimento das habilidades sociais educativas do professor e de outros profissionais; c) elaboração de um programa de habilidades sociais para alunos sem fala articulada; d) papel do interlocutor na interação social.
Minicurso 5 - Avaliação, intervenção e aplicabilidade dos recursos de comunicação alternativa para pessoas com Deficiência Visual Cortical: o apoio da escala CVI Range.
Ministrante: Maria Aparecida Comerdi
Público Alvo: Fonoaudiólogos, familiares de usuários, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pedagogos
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​​Descrição: ​Apresentar critérios diagnósticos, as características visuais e comportamentais únicas pertinentes à DVC - Deficiência Visual Cortical. Discutir e exemplificar recursos de comunicação alternativa e estratégias para as dez características visuais e para as três fases de DVC, segundo a escala de avaliação CVI Range.
Minicurso 6 - ​Comunicação Alternativa oral e escrita com mouse ocular: uma realidade ao alcance de todos
Ministrantes: Miryam Pelosi e Antônio dos Santos Borges
Público Alvo: Profissionais da Saúde e Educação que tenham conhecimentos básicos de tecnologia e conhecimentos intermediários de Comunicação Alternativa
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
​​Descrição: O minicurso apresentará a possibilidade de utilização de dois softwares gratuitos (Prancha Fácil e Microfênix) e um mouse ocular PCEye X, com custo de U$80 dólares.
Minicurso 7 - ​Estratégias para fomentar a comunicação em bebês com Síndrome de Down de 0 a 18 meses
Ministrante: Ivalda Gomes
Público Alvo: Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, pessoas interessadas em desenvolvimento infantil
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​Descrição: A investigação para esta produção foi construída a partir da observação do desenvolvimento da comunicação gestual, para crianças que apresentaram atrasos substanciais na comunicação oral.

Minicursos - Tarde

 Minicurso 8 - ​Promovendo a participação social e comunicativa de crianças e jovens: Intervenção baseada no ambiente e colaboração transdisciplinar. (Curso ministrado em inglês COM tradução simultânea)
Ministrante: Beata Batorowicz
Público Alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
​​Descrição: O objetivo deste curso é, a partir da perspectiva biopsicosocial e ecológica, orientar os participantes para a prática baseada em evidências com crianças e jovens que se beneficiam da comunicação aumentativa e alternativa. Como podemos ajudar essas crianças a serem ativas? O foco está em permitir a participação social e comunicativa das crianças através do engajamento em atividades significativas da infância em contextos da vida real. A pesquisa recente sobre ambientes óptimos será discutida e os participantes irão explorar ferramentas que ligam as intervenções específicas baseadas no ambiente com as experiências comunicativas das crianças. O resultado pretendido deste curso é que os participantes compreendam melhor uma gama de serviços que permitem que as crianças se envolvam em atividades infantis e se comuniquem com outras pessoas.
Minicurso 9 - ​Avaliação Experimental de Intervenções em CAA: Delineamentos de Pesquisa para Pesquisadores e Clínicos. (Curso ministrado em inglês SEM tradução simultânea)
Ministrante: Oliver Wendt
Público Alvo: Profissionais com interesse em pesquisa científica
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
​​Descrição: A adoção das Práticas Baseadas em Evidências (PBE) requer que intervenções em Comunicação Alternativa sejam cuidadosamente examinadas quanto à sua eficácia em contextos clínicos e educacionais. Este curso visa analisar a lógica por trás de três delineamentos experimentais de pesquisa: (1) Delineamentos experimentais e quase experimentais entre grupos, (2) Delineamentos experimentais de sujeito único, e (3) Metanálises e revisões sistemáticas.
Minicurso 10 - ​A Matriz de Comunicação: uma ferramenta para avaliação, intervenção e pesquisa com usuários de Comunicação Alternativa
Ministrante: Renata Costa de Sá Bonotto
Público Alvo: Interessados em instrumentos para avaliar a comunicação
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​​Descrição:  O objetivo desse curso é explorar a Matriz de Comunicação de modo a conhecer sua estrutura e operacionaliza-la para (1) avaliação da comunicação inicial, inclusive em usuários de Comunicação Alternativa; (2) planejamento da intervenção (domiciliar, educacional ou clínica) e (3) utilização na pesquisa envolvendo usuários de Comunicação Alternativa.
Minicurso 11 - ​Estratégias para promover a participação familiar na intervenção em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Ministrante: Grace Cristina Ferreira-Donati
Público Alvo: Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Professores
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: intermediário
​Descrição: O curso fornece fundamentos teórico-práticos para selecionar estratégias destinadas a ampliar a participação familiar na intervenção em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). À luz de evidências científicas e de experiências de prática clínica, serão apresentados procedimentos para capacitar familiares como interlocutores de indivíduos que utilizam CSA ou são potenciais beneficiários.
Minicurso 12 - ​PECS - Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras - Vamos aprender o que é o PECS?
Ministrante: Soraia Cunha Peixoto Vieira
Público Alvo: Profissionais e/ou pais e familiares
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​​Descrição: O que é PECS? - As seis fases do PECS. - Identificando o usuário que vai beneficiar deste método. Apresentação de fluxograma. - Mostra e explicação de materiais (pasta de comunicação e figuras)
Minicurso 13 - ​PODD - conceitos básicos e estratégias práticas para implementação
Ministrante: Alessandra Buosi
Público Alvo: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, familiares, acompanhantes terapêuticos.
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​Descrição: O objetivo deste minicurso é apresentar em linhas gerais o PODD (Pragmatic Organisation Dinamyc Display) como mais uma ferramenta para o trabalho de comunicação alternativa. A abordagem inclui os conceitos teóricos, passando pela confecção do material, uso em terapia, até o modo de implementação no cotidiano dos seus usuários.
Minicurso 14 - ​Info4All: Plataforma de informação acessível para todos
Ministrantes: Rodrigo Dias e Miryam Pelosi
Público Alvo: Profissionais da Saúde e Educação que tenham conhecimentos básicos de tecnologia e conhecimentos intermediários de Comunicação Alternativa
Nível de conhecimento de comunicação alternativa: básico
​Descrição: A proposta do curso é experienciar a ferramenta de customização da plataforma de informação acessível Info4All através da acessibilização de uma pequena história.

Quem Somos

Comunicação Alternativa
Estatuto
​Diretoria

ISAAC BRASIL
​
International Society for Augmentative and Alternative

​Communication - Brasil

© COPYRIGHT 2015. ALL RIGHTS RESERVED.
  • Quem somos
    • Comunicação Alternativa
    • Estatuto
    • Associados
    • Diretoria >
      • Anteriores >
        • 2020-2021
        • 2018-2019
        • 2016-2017
        • 2014-2015
        • 2012-2013
        • 2008-2011
        • 2006-2007
        • Fundação ISAAC
  • Associe-se
  • Tecnologia
    • Recursos
    • Links
  • Publicações
    • Livros ISAAC-Brasil
    • Artigos
    • Dissertações e Teses
    • e-Livros e Outras Publicações
  • Congressos
    • Congresso 2019 >
      • Sobre o VIII Congresso
      • Informações VIII Congresso
      • Programação
    • Congresso 2017 >
      • Anais do VII Congresso
      • Sobre o VII Congresso >
        • Comissões
      • Informações
      • Programação >
        • Conferencistas e Palestrantes
      • Trabalhos Aprovados
      • Reunião de Famílias
    • Congresso 2015
    • Congresso 2013
    • Congresso 2011
    • Congresso 2009
    • Congresso 2007
    • Congresso 2005
  • Eventos
    • Calendário de Eventos
    • I Encontro Nacional da ISAAC-Brasil 2021 >
      • programação do Encontro 2021
    • Encontros Regionais >
      • V Encontro Regional
  • DEPOIMENTOS
  • CAMPANHAS
    • OUT/2020
    • COVID19 AÇÕES E INICIATIVASS
    • OUT/2019
    • OUT/2018
    • OUT/2017
  • Contato
  • PARCERIAS