Trabalhos aprovados
Para a verificação dos trabalhos aprovados, modalidade, data e horário de apresentação acesse aqui trabalhos_viii_congresso_brasileiro_de_comunicaÇÃo_alternativa_isaac.pdf
Acompanhe seu trabalho já submetido através DESTE LINK.
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Submissão de Trabalhos
“PARCEIROS EM DIÁLOGO NA DIVERSIDADE”
NORMAS PARA AS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO COMENTADA (PÔSTERES)
- Poderão ser inscritos TRABALHOS CIENTÍFICOS, RELATOS DE CASO ou RELATOS DE EXPERIÊNCIAS originais para a apresentação no VIII Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa.
- Os TRABALHOS CIENTÍFICOS devem estar concluídos (não serão aceitos trabalhos com resultados preliminares) e seguir as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas envolvendo animais e seres humanos de seu país. No caso do Brasil, seguir a Resolução CNS no. 466/12 do CONEP, sendo necessário informar no sistema de submissão o número do registro de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Quando, pela natureza do trabalho, essa regra não se aplicar, deverá ser identificado pela frase "não se aplica" no ato da submissão. Destaca-se que estes trabalhos não devem envolver nem apresentar resultados com seres humanos (participantes), os quais exijam Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e, portanto, aprovação do CEP.
- Poderão ser submetidos RELATOS DE CASO (individual) que não necessitem de aprovação do CEP identificados com a expressão "não se aplica" no ato da submissão, onde não há um projeto de pesquisa. Lembrando que demais preceitos éticos, como autorização de uso de imagem e/ou vídeo do participante ou responsável, deverão ser considerados.
- Poderão ser submetidos trabalhos de RELATOS DE EXPERIÊNCIA que não necessitem aprovação do CEP, identificados com a expressão "não se aplica" no ato da submissão, desde que estes trabalhos não envolvam nem apresentem resultados com os sujeitos participantes, que exijam Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e, portanto, aprovação do CEP. Relatos de usuários de CSA e de familiares, enquadram-se neste perfil de trabalho, de relatos de experiências.
- Informações sobre autoria, instituição e e-mail de contato serão preenchidas no espaço do sistema, destinado a esses itens, bem como a designação do apresentador do trabalho. Essas informações, assim como quaisquer outros dados que possam fornecer ou sugerir a identificação sobre a autoria do trabalho ou dos sujeitos participantes, não devem constar do texto do resumo.
Os trabalhos inscritos no Congresso serão submetidos a um processo de revisão conduzido por pares, profissionais com reconhecida competência e experiência na área e profissionais com titulação de mestre ou doutor. Para submissão dos trabalhos pelo menos um dos autores deverá ter pago sua inscrição no evento e serão aceitos no máximo 5 (cinco) trabalhos submetidos por autor. Não serão aceitas submissões de interesse de divulgação ou de propaganda comercial em Comunicação Alternativa.
NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DO RESUMO
- Os resumos e apresentações dos trabalhos deverão estar na língua portuguesa.
- O Título do resumo deve conter no máximo 15 palavras.
- O corpo do texto dos TRABALHOS CIENTÍFICOS deve apresentar entre 300 e 500 palavras, constituído por Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusão. Não deve conter tabelas, imagens, figuras ou referências.
- O corpo do texto dos trabalhos de RELATOS DE CASO devem apresentar entre 300 e 500 palavras, constituído por Introdução (apresentação e justificativa da proposta), Objetivos, Descrição do caso e das ações desenvolvidas, Resultados e Conclusão. Não deve conter tabelas, imagens, figuras ou referências.
- O corpo do texto dos trabalhos de RELATOS DE EXPERIÊNCIA deve apresentar entre 300 e 500 palavras, constituído por Introdução (apresentação e justificativa da proposta), Objetivos, Público-alvo e Descrição das ações desenvolvidas, Resultados e Conclusão. Não deve conter tabelas, imagens, figuras ou referências.
- Os Resumos serão inscritos em um único eixo temático, sendo que a comissão científica poderá modificá-la, a seu critério, de forma a melhor adequar às sessões de apresentação:
- Espaços de interação com Comunicação Suplementar e Alternativa
- Mediação e autonomia com Comunicação Suplementar e Alternativa
- Sujeitos e Interlocutores: Construção dos Diálogos em Comunicação Suplementar e Alternativa.
O autor responsável pela submissão do trabalho deverá indicar o formato de apresentação de
sua preferência: pôster ou comunicação oral.
A confirmação da submissão será enviada para o autor cadastrado no sistema. Somente o autor principal receberá por e-mail a informação sobre o aceite do trabalho, o qual será enviado até 1 de Novembro de 2019.
ANÁLISE DOS TRABALHOS PELOS PARECERISTAS
Os resumos serão analisados por dois pareceristas da área, que não tenham conflitos de interesses com os autores. A critério da Comissão Científica, o trabalho poderá ser enviado a um terceiro avaliador caso haja discrepância na análise.
Avaliação dos resumos
Cada trabalho será analisado a partir de resumo simples 300 a 500 palavras e serão analisados por dois pareceristas com titulação mínima de Mestre. Os autores deverão indicar o formato da apresentação no momento da submissão. No entanto, se o limite de trabalhos no formato apresentação oral for alcançado, os avaliadores poderão indicar outro formato; considerando-se também o número total de trabalhos submetidos e a delimitação do espaço do local do evento para exposição dos pôsteres e apresentação oral. A seguir os critérios que serão avaliados:
Avaliação dos resumos
Cada trabalho será analisado a partir de resumo simples 300 a 500 palavras e serão analisados por dois pareceristas com titulação mínima de Mestre. Os autores deverão indicar o formato da apresentação no momento da submissão. No entanto, se o limite de trabalhos no formato apresentação oral for alcançado, os avaliadores poderão indicar outro formato; considerando-se também o número total de trabalhos submetidos e a delimitação do espaço do local do evento para exposição dos pôsteres e apresentação oral. A seguir os critérios que serão avaliados:
- Clareza e objetividade do título;
- Contextualização e clareza do tema da Introdução;
- Relevância e coerência da hipótese e objetivo(s);
- Originalidade e relevância do trabalho;
- Metodologia adequada e coerente com objetivos;
- Apresentação dos resultados coerentes com o objetivo/método;
- Conclusão responde aos objetivos;
- Redação adequada em relação à elaboração e gramática;
- Originalidade e relevância do trabalho.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
O pôster deve conter o título do trabalho, nome dos autores e instituição a qual o trabalho está vinculado, a agência de fomento (quando for o caso), e a apresentação do conteúdo do trabalho. A fixação do pôster deverá ser efetuada em dia e horário designado para a apresentação do mesmo, sendo responsabilidade do autor o material necessário para a fixação do pôster.
Os autores deverão estar no local de exposição para apresentação do trabalho aos congressistas e comentaristas na data e horários designados pela comissão científica.
Os pôsteres serão apreciados no local do evento por no mínimo um comentarista, indicado pela Comissão Científica, com titulação mínima de Mestre.
Em caso de impossibilidade da presença do autor apresentador inscrito, a organização do evento deverá ser notificada via e-mail: cientí[email protected] sobre a substituição do autor apresentador. Caso não seja feita esta notificação previamente e com justificativa, não será permitida a apresentação do trabalho por outro apresentador e os autores não receberão certificado.
Os autores deverão estar no local de exposição para apresentação do trabalho aos congressistas e comentaristas na data e horários designados pela comissão científica.
Os pôsteres serão apreciados no local do evento por no mínimo um comentarista, indicado pela Comissão Científica, com titulação mínima de Mestre.
Em caso de impossibilidade da presença do autor apresentador inscrito, a organização do evento deverá ser notificada via e-mail: cientí[email protected] sobre a substituição do autor apresentador. Caso não seja feita esta notificação previamente e com justificativa, não será permitida a apresentação do trabalho por outro apresentador e os autores não receberão certificado.